quarta-feira, 24 de agosto de 2011

GRUCA na JMJ Madrid: Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé



World Youth Day 2011 Madrid


Faixa publicitária



Parte do GRUCA participou em Madrid, Espanha, da Jornada Mundial da Juventude, evento criado pelo Papa João Paulo II na década de 80, que visa reunir a juventude católica.
Desde a saída do Brasil e chegada na Espanha foi para os jovens peregrinos uma experiência de ir em direção de si mesmos e encontrar a Beleza tão antiga e sempre nova.
Ficamos hospedados no Colégio San Agustin, que congregou cerca de 300 jovens de diversos colégios agostinianos do mundo inteiro.
Durante as manhãs da JMJ participamos das catequeses com os bispos de língua portuguesa. No primeiro dia fomos à catequese na Igreja de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, e o bispo catequista foi Dom Alberto Taveira Correa, arcebispo de Belém-PA. A segunda catequese foi feita por Dom Murilo Kriguer, arcebispo de Salvador-BA e a terceira novamente Dom Alberto Taveira, na Igreja de Nossa Senhora de Aluche.
Á tarde participávamos de atividades culturais, como visitas a museus, lugares históricos, shows de artistas católicos brasileiros.

Á noite participávamos da programação oficial com a presença do Papa Bento XVI. Uma noite especial foi a  de vigília no Aeródromo de Cuatro Vientos. Nem o vento e nem a chuva que caia foi capaz de afastar-nos do encontro com Jesus manifestado no rosto do outro. Acalmada a tempestade, recordamos nossa vocação de Grupo: promover uma convivência agostiniana entre os jovens. Fizemos ali a experiência de um só coração e uma só alma voltados para Deus. Ali demos as mãos, rezamos e comemoramos um ano do GRUCA. Dançávamos, felizes, de mãos dadas a “nossa” música: Deus chama a gente pra um momento novo, de caminhar junto com seu povo. É hora de transformar o que não dá mais, sozinho isolado, ninguém é capaz. Por isso vem, entra na roda com a gente, também. Você é muito importante, vem! Assim passamos a noite, sob o teto de nossa casa c omum, adornado pela lua, as estrelas e com o coração aquecido por tudo quanto recordamos e celebramos.
Terminada a jornada aguardamos  o dia de regresso ao Brasil em Lisboa, onde visitamos alguns lugares históricos, como o Castelo de São Jorge e a catedral de Santa Maria Maior e o Oceanário.
Fica para nós a experiência profunda de que vale a pena caminhar juntos e trabalhar aqui pela construção do Reino que já está entre nós e que virá.











Nenhum comentário:

Postar um comentário