quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Cartilha da Dignidade

Durante o Projeto Quatro Estações, os alunos do 7º ano foram convidados a criar a Cartilha da Dignidade, durante as aulas de Ensino Religioso,  com os objetivos de:
1.      Despertar o educando para a realidade do idoso na sociedade brasileira.
2.      Elaborar e registrar os cuidados necessários para que um idoso viva com dignidade.
3.      Sensibilizar o educando para o investimento em seu projeto de vida, a fim de vislumbrar uma vida de qualidade para si mesmo, no futuro.


Depoimento de aluno:

A Cartilha da Dignidade é uma atividade dentro do projeto Quatro Estações, realizada pelos alunos do 7º ano.

Com a orientação da professora  de Educação Religiosa, Simone, os alunos fizeram dupla e desenvolveram uma cartilha sobre como envelhecer de maneira saudável.

Os textos foram escritos pelos alunos, após uma pesquisa de dados e uma discussão sobre o encontrado com sua dupla. A cartilha abordou temas diferenciados como a alimentação adequada para a terceira idade, a importância da atividade física e da família para o idoso. Mas também pediu para o aluno criar um poema sobre o idoso e criar uma receita, mas ao invés de ser algo comestível os ingredientes eram cuidados necessários para se chegar na “melhor idade” de forma saudável. A cartilha não serve apenas para ver textos relacionados ao idoso, ela contém telefones e endereços úteis para um idoso, como a Delegacia de Proteção ao Idoso.

Em minha opinião fazer a cartilha nos proporcionou mais que simples conhecimentos, mas nos fez colocar no lugar do idoso e ver como é necessário que haja cuidados com ele para ele ser feliz. Percebi que para ser um bom idoso é necessário começar a cuidar de atitudes desde criança. Quando se cria hábitos é muito difícil revertê-los e eles podem causar problemas em sua vida na terceira idade. A cartilha foi importantíssima para mim, pois após fazê-la tenho um novo olhar sobre os idosos e compreende-los melhor. Agora sei como é difícil ser idoso porque além de inúmeros preconceitos e restrições em sua vida cotidiana. É inegável que eles são mais frágeis e necessitam de mais cuidados, mas isso significa que eles não podem ter uma vida ativa e feliz. Até porque com as comodidades que a tecnologia nos traz há idosos com um condicionamento físico melhor do que o  de um jovem.
Essa cartilha contém textos informativos e de literatura então pode ser conveniente em várias ocasiões. Achei legal e informativa a produção deste material, e os dados dele serão utilizados durante toda a minha vida.

Letícia Helena Braga Miranda 7º ano G  

Nenhum comentário:

Postar um comentário