terça-feira, 18 de dezembro de 2012
Campanha em solidariedade ao Haiti continua produzindo frutos
A campanha em solidariedade ao Haiti, lançada em 2011, no Colégio Santo Agostinho, Belo Horizonte, Contagem e Nova Lima, para auxiliar o povo haitiano, vítima do terremoto de 2010, continua produzindo frutos.
Em dois anos, 2011 e 2012, somente no Colégio Santo Agostinho – Belo Horizonte foram arrecadados e enviados ao Haiti R$20.106,43.
O Departamento de Evangelização, Pastoral e Ações Sociais - Depas agradece a todos os que colaboraram.
Uma homenagem... Tio Zé Gabriel
Tio Zé Gabriel, um dos grandes homens servidores do Sopão Mineiro, instituição solidária parceira do Colégio Santo Agostinho, unidade BH, encerrou sua missão entre nós e, agora descansa em Deus.
"Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor...
E a vida, é bonita e é bonita!" (Gonzaguinha)
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
Alunos recebem certificado de voluntariado
A emoção tomou conta de todos que estavam presentes na entrega dos certificados dos alunos voluntários pastorais, na noite do dia 29 de novembro, no Teatro Santo Agostinho. Os alunos do Grupo Sarandeiros deram início à festa com uma bela apresentação de dois números de dança.
Cerca de 315 alunos receberam o certificado pela ação pastoral que desenvolvem, juntamente com a equipe do Departamento de Evangelização, Pastoral e Ação Social (Depas) nas Creches Padre Eustáquio e Morada Nova, que acolhem crianças de zero a cinco anos; no Hospital Mário Penna, que atende pessoas com câncer; e no Projeto Assistencial Novo Céu, para portadores de paralisia cerebral.
“Amparar, amar e resgatar”. Este é o principal objetivo das visitas que o grupo realiza semanalmente às creches, cujo significado foi ressaltado pelo aluno Frederico Campos, que leu um texto, falando do seu carinho pelas crianças da Creche Padre Eustáquio. Ao concluir a leitura, Frederico disse que “as palavras não são capazes de traduzir o que é o voluntariado. A pessoa só pode saber se experimentar”.
Sobre o voluntariado no Hospital Mário Penna, a professora de Ciências, Ana Paula, contou que este ano, ao estudar as células que fazem parte do conteúdo programático do 9º ano do Ensino Fundamental, aproveitou para falar sobre o câncer e propôs aos alunos darem um passo além do conteúdo acadêmico, experimentando também a vivência junto aos pacientes do Mário Penna. De acordo com a professora, o resultado não poderia ter sido melhor. Os alunos refletiram a respeito das coisas “pequenas” com as quais se preocupavam no dia a dia, comparando-as com os problemas reais dos pacientes. E sensibilizados, passaram a arrecadar donativos para os pacientes.
Os relatos da ação pastoral no Projeto Assistencial Novo Céu foram também motivos de emoção para alunos, professores e convidados. A aluna Ana Luiza Rogana disse que visita o projeto desde 2011 e o que mais lhe chama a atenção é que lá as pessoas se comunicam com o olhar. “Através do olhar, a gente percebe o sentimento de cada um e sabemos o quanto a nossa presença e o nosso afeto são importantes para eles. Isso nos faz repensar nossos valores. Reclamamos de coisas pequenas, como por exemplo, da cor de uma roupa que é azul e não vermelha, enquanto eles não têm opção de escolha. São pessoas felizes com o que têm”, afirma.
A aluna Tatiane Proença, da 3ª série do Ensino Médio, que deixará o Colégio este ano, disse que o voluntariado significa muito em sua vida. “A gente sabe o quanto somos importantes na vida dessas pessoas, por isso, pretendo continuar fazendo esse tipo de trabalho sempre em minha vida e agradeço ao Colégio a oportunidade que me deu de poder realizá-lo”, concluiu emocionada.
A coordenadora do Depas, Maria das Dores (Nenem), encerrou o encontro dizendo que as palavras limitam a grandeza do que é o voluntariado e que os voluntários são sinais de Deus no mundo. Além dos alunos que receberam os certificados, ela lembrou o apoio e a ajuda que recebe de muitas outras pessoas, seja por meio de doações ou do auxílio no preparo dos lanches para o Mário Penna ou na distribuição dos donativos. “A todos o nosso muito obrigado. Muito obrigada também a Deus, que nos permite fazer esse trabalho”, concluiu convidando os presentes para a oração do Pai-Nosso.
Fonte: http://bh.santoagostinho.com.br/visualizacao-de-projetos-pastoral/pt-br/ler/577/alunos-recebem-certificado-de-voluntariado
Deus seja bendito: um mais um é sempre mais que dois
Mensagem que uma mãe de aluna enviou para o "fale conosco" do Colégio Santo Agostinho. Somos gente que forma gente.
Mensagem: Sr Diretor,
Gostaria de agradecer a enorme contribuição da professora de religião Jacqueline, que tanto se empenha em passar valores ás crianças da escola. Minha filha do 2º ano tem aula de religião quinta-feira e sempre tem uma novidade para contar com muito entusiasmo. Na última aula não poderia ser diferente. O Tema abordado foi Exclusão social. É muito gratificante ver minha filha tão envolvida com temas solidários. Escola e família juntas para um futuro melhor! Receita certa para um mundo mais justo, solidário e feliz.
Obrigada,
Aurélia Sica Barbosa
Mais um e-mail recebido: Professora Marly Galleti , coordenadora do DEAC
Neném, que maravilha!
Ex-alunas, pais emocionados...
Parabéns para você e toda equipe!
Que Deus te abençoe e te dê muita força para continuar nesta caminhada que transforma nossos alunos
em pessoas mais humanos, mais humildes ,mais fraternos...
Bjs
Marly (DEAC)
Agradecemos o carinho dos amigos do DEAC pela parceria, por, conosco, trabalhar pela Cidade de Deus.
Equipe do DEPAS
E-mail que recebemos sobre a celebração do voluntariado pastoral:
Queridos Neném e Sandsom,
"Deus quer ,o homem sonha e as coisas acontecem"...
Gratidão...
Gratidão...
Gratidão...pelas Luzes de Natal na noite de ontem!!!!
Gratidão pelo encontro de amor e solidariedade que testemunhei ontem,envolvendo todas as idades!
É nesta hora que vemos que podemos sonhar e ousar... que nossos coraçês já tem asas para VOAR!!!!
Parabéns pelo trabalho incansável, tecido no Silêncio e na bondade que existe no coração de vocês.
Miller e eu, voltamos ontem para casa embalados pelo amor de Deus e pelas inúmeras liçoes de vida,
de amor , preparadas cuidadosamente por vcs.
Carinhosamente,
Maria Antonia,
Professora de Ensino Religioso do Colégio Santo Agostinho.
Entrega dos certificados de voluntariado 2012
Assinar:
Postagens (Atom)